sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Pra entrar na História - Luiz de Lemos

A Luiz de Lemos é uma importante Via de ligação do Bairro da Posse á Miguel Couto, passando por diversos Logradouros. Você sabe por qual motivo essa Estrada têm esse nome? Não? Então vamos lá!




João Buracão já pescou na Est. Luiz de Lemos

Biografia de Luiz de Lemos

Na antiga Fazenda da Posse, hoje Bairro Carmari, residiu Antônio Luiz de Lemos. Descendente de família humilde, foi um dos primeiros moradores da localidade. Era muito estimado por todos devido ser homem extremamente honesto e cumpridor dos seus deveres.

Possuía um sítio onde plantava mandioca, arroz, feijão, laranja, etc., para sustento de sua família e para vender.

Casou-se com D. Tereza de Jesus com quem teve Dez filhos, todos nasceram na Posse. Faleceu vítima de Câncer no dia 1º de Novembro de 1944.

Atualmente o único filho remanescente é o Sr. Oswaldo Antônio de Lemos.

Transcorridos vários anos da morte de Luiz de Lemos, foi construída uma estrada para ligar o Bairro da Posse a Miguel Couto, foi então, que os moradores resolveram homenagear tão ilustre figura. Solicitaram às Autoridades competentes que fosse dado o nome de Luiz de Lemos áquela importante via. Posteriormente, foi criada um Escola Municipal, no Bairro Carmari, e, como segunda homenagem, colocaram o nome de Luiz de Lemos.

Curiosidades: Biografia realizada em 25 de Junho de 1985;
                     Dados fornecidos pelo Sr. Oswaldo Antônio de Lemos (Filho de Luiz de Lemos)
                     Escola Municipal Luiz de Lemos foi fundada em 1950;
                     Prefeito de Nova Iguaçu na época da fundação - Sebastião Arruda Negreiros.

Fonte: Secretaria Municipal de Educação;
          Secretaria Municipal de Cultura;

Colaboração: Professor Ney Alberto

3 comentários:

Alcy Maihoni disse...

Rodolfo Maia,
Acho muito interessante, as historias antigas sobre ruas e avenidas, esta da Rua Luiz de Lemos é sensacional! Gostaria de conhecer pessoalmente este historiador e profº Ney Alberto, quem sabe ele tem algum dado histórico do bairro Danon, na qual resido já alguns anos, se tiver o telefone peço gentilmente para repassar. Saudações Comunitárias.

Unknown disse...

Rejane lima. Gostaria de falar sobre a escola que o nome Luiz de lemos, esta escola está abd? pois parece q sim ,não tem um patio descente para os alunos ,as professoras não ligam se os alunos aprendem, ficam só de conversinhas entre elas e o ensino e qualidade estão péssimos ,vamos tomar providencias de honrar o nome que tem ,já estudei lá e o ensino já foi melhor, ajude a resgatar esta querida escola.SOS ESCOLA LUIZ DE LEMOS

@Rukuff_ disse...

eu fiz todo o antigo primeiro grau nessa escola na decada de 70, quando a diretora era a severa dona célia.Estudei com professouras de categoria como as irmãs debora e dalva e a temível professora de matemática angêla, bons tempos que não voltarão jamais,mas que estarão guardados na minha memória e no meu coração.