quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Doe Sangue, Doe Vida!

Faça a sua parte!

Hospital da Posse precisa de doadores para o Carnaval

O único banco de sangue da Baixada Fluminense, que funciona no Hospital da Posse (Hospital Geral de Nova Iguaçu - HGNI), está pedindo doadores para suprir o estoque em função do aumento da demanda no período de Carnaval. São necessárias pelo menos 40 doações por dia e a maior procura é por doadores de sangue do tipo O (positivo). Nessa época, a procura pelo hospital tem um aumento de pelo menos 15%. O Banco de Sangue vai funcionar até esta sexta-feira (12/02) e só será reaberto na quinta, 18/02.

A falta de sangue chega a comprometer cerca de 10% das cirurgias que são realizadas na unidade. Mensalmente, acontecem no HGNI cerca de 450 procedimentos em que os pacientes necessitam de sangue. Isso acaba acarretando também um aumento no tempo de permanência na unidade.

O HGNI possui a maior emergência da Baixada Fluminense e atende diariamente 1.200 pacientes. É justamente nos feriados prolongados que a demanda de pacientes na unidade aumenta em função do número maior de acidentes de carros. O hospital está localizado próximo às principais rodovias que cortam o estado como a Avenida Presidente Dutra, Avenida Brasil e Rodovia Washington Luis.

Quem quiser doar sangue, pode procurar o Banco de Sangue que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h. O doador tem que se encaixar no perfil e ter condições básicas como: pesar mais de 50 quilos, ter entre 18 e 65 anos e não estar grávida e nem amamentando. É necessário ainda levar um documento de identidade com foto como a carteira de trabalho, identidade ou carteira de motorista. A pessoa não precisa estar em jejum absoluto e não pode ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 24 horas. Vale lembrar que todo material usado durante a coleta é descartável. Quem quiser mais informações, pode ligar para o número 3779-9900 ramal 199.

Nenhum comentário: