quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Dá-lhe Paulo Santos!

Homenagem mais do que justa para o nosso baluarte Iguaçuano.

Parabéns, Paulo Santos! Você merece!

Fotógrafo será enredo de escola de samba em Nova Iguaçu


Criador do movimento Ilustres Anônimos e autor de livros de belas imagens de Nova Iguaçu, o fotógrafo Paulo Santos será o grande homenageado da Escola de Samba Esperança do Amanhã, quinta e última agremiação a desfilar no domingo de carnaval, na Via Light. Com o enredo “Paulo Santos, o anônimo que se tornou ilustre nas terras de Nova Iguaçu”, a escola pretende contar a vida do fotógrafo e seu engajamento na cultura e nas atividades artísticas da cidade.

Natural do Recife, Paulo Santos veio para Nova Iguaçu com a família aos 12 anos, assim como milhares de nordestinos que saíram de sua terra natal para tentar trabalho no Rio de Janeiro. Criou laços fortes com a cultura local, ganhou destaque na defesa dos direitos dos negros e fez parte de diversos movimentos de valorização da cultura afro-brasileira. Modesto, ele conta que recebeu com reservas o convite:

“A ideia surgiu há dois anos quando a Edna Santiago, presidente da escola, me consultou. Na ocasião falei pra ela que não achava prudente, podia parecer pretensão da minha parte, mas no ano passado ela avisou que não tinha jeito, que o enredo seria eu e acabei aceitando”, disse Paulo, contando que ele mesmo fez a sinopse para a construção da história do samba. Segundo o fotógrafo, sua relação de amor com a cidade surgiu do envolvimento com a arte e a cultura e esta é a parte do enredo que mais gosta.

A escola prefere guardar segredo sobre o que vai mostrar na avenida, mas conta que além de falar da vida deste “personagem” de Nova Iguaçu, destacará seu brilhante trabalho na Fotografia, um deles o movimento Ilustres Anônimos, que expõe fotos de personalidades negras da cidade em homenagem ao Dia da Consciência Negra. Inicialmente montada em lugares fechados, a exposição, que está na 7ª edição, ganhou as ruas da cidade e, em 2006, virou um livro. Dois anos depois, Paulo Santos lançou outro livro: “Nova Iguaçu: Imagens da Cidade”, que precisou de um grande trabalho de pesquisa sobre o patrimônio histórico e natural da região.

Paulo Santos virá como destaque num carro alegórico da agremiação com algumas personalidades retratadas em suas exposições, entre eles, o coordenador de Políticas Públicas pela Igualdade Racial de Nova Iguaçu, Paulo Santana e a presidente do bloco carnavalesco Afoxé Maxambomba, Arlene de Katendê. Para o carnavalesco Alexandre Santiago a homenagem é mais do que merecida. “Nos trabalhos que fez, ele mostra que o melhor de Nova Iguaçu é o povo iguaçuano”, afirma. A escola Esperança do Amanhã terá 600 componentes em 12 alas.

Nenhum comentário: