quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Praças de Nova Iguaçu estão abandonadas

Segue abaixo matéria do JH sobre a situação das praças em diversos bairros.

Só faltou a praça do Nova América.


Esperamos, que agora, efetivamente, alguma providência seja tomada.







Foto: Glória Nunes

Fernanda Rodrigues

fernandarodrigues@jornalhoje.inf.br



Se toda criança tem o direito de brincar, pelo menos nas praças públicas de Nova Iguaçu esse direito está ameaçado. O município, com uma população estimada em mais de um milhão de habitantes, possui pouco mais de 65 praças administradas pela prefeitura, porém, basta visitar algumas delas para perceber que nem todas recebem a devida atenção governamental.

Na praça municipal de Santa Eugênia, por exemplo, a situação de abandono é total. A pracinha fica em frente à escola Municipal Rubens Falcão e dos poucos brinquedos que resistem ao tempo (a praça só possui três – um balanço, um escorrego e uma gangorra), todos estão enferrujados ou quebrados. O local é o único ponto de lazer público para as crianças do bairro, e segundo os moradores, há mais de seis anos não passa por uma reforma.

A praça possui também uma quadra esportiva utilizada pelos moradores e também pelos alunos da escola. As grades enferrujadas e o piso esburacado também são uma ameaça para quem brinca na quadra. “Gosto de passear aos domingos com minha filha, que adora brincar nessa praça, mas com os brinquedos nesse estado, tenho medo. Ela corre o risco de se machucar e pegar uma infecção com a ferrugem. Além disso, o local não é limpo e está cheio de mato e fezes de cachorro e gato. Um absurdo. Um bairro residencial como esse, próximo ao centro, deveria receber mais atenção da prefeita Sheila Gama, que é uma educadora”, denuncia a professora Paula Sampaio.

No Bairro da Luz, a Praça Guarani, é outra que enfrenta um problema parecido. Na pracinha, os brinquedos, doados por uma empresa particular do município, são de madeira, mas com a exposição diária de sol e chuva, estão se deteriorando. No local a quantidade de sujeira e mato também atrapalha a brincadeira da criançada. Os moradores temem que com o tempo, os brinquedos não resistam e estraguem. “Nós levamos tanto tempo para conseguir reformar essa pracinha e agora podemos perdê-la novamente. Aqui não há manutenção e ninguém da prefeitura vem aqui para fazer a limpeza. Os próprios moradores é que capinam o local, mas só isso não resolve, é preciso colocar uma cobertura e mantê-la em condições para as crianças”, reclama a dona-de-casa, Roberta da Silva, de 35 anos. Outra praça também que está em estado total de abandono é a Praça do Skate, no Centro da Cidade. Os brinquedos e bancos estão quebrados e o local está muito abandonado. A falta de segurança é grande.

Em resposta, a prefeitura de Nova Iguaçu informou que a Secretaria de Cidade de Nova Iguaçu e a Codeni estão fazendo um levantamento de todas as praças do município para saber o que será feito em cada uma delas. Essa semana o secretário de Cidade, José Rogério Namen e os diretores da Codeni e da Emlurb percorreram as praças Imperatriz, na Estrada do Comércio, e a Praça do Jardim Tropical. As duas serão as primeiras a receber obras de revitalização a partir da próxima.

Nenhum comentário: