sábado, 27 de junho de 2009

Vitória para os Taxistas da Baixada

Taxistas da Baixada poderão circular pela seletiva da Brasil

25/6/2009, 11:34 am

Após várias reivindicações, taxistas da Baixada Fluminense terão agora o direito de transitar pela seletiva da Avenida Brasil sem serem multados. A medida, proposta pelo deputado federal Nelson Bornier (PMDB) – membro da Comissão de Viação e Transportes da Câmara Federal, será decretada nesta sexta-feira pelo Prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes. Atualmente apenas taxistas com placas do município do Rio e ônibus podem passar pela faixa. A decisão beneficiará motoristas de táxi dos 13 municípios da Baixada.
A partir desta data nenhum, dos mais de 1.500 profissionais da praça poderão ser multados por transitarem na faixa seletiva da Avenida Brasil. A notícia agradou a classe que agora espera que as multas já aplicadas durante o período em que a lei estava em vigor sejam canceladas. De acordo com os taxistas a falta de sinalização na Via prejudicou muitos motoristas, que por não saberem da proibição circulavam livremente pela seletiva. “Estou no ramo há 12 anos e nunca tive problemas em transitar pela seletiva. A categoria na Baixada não foi avisada da proibição. Fui multado, só no mês de setembro do ano passado, seis vezes. E só descobri da proibição quando fui fazer a vistoria do carro e não consegui por causa das multas. Fiquei surpreso. Mas não sou o único, muitos colegas que fazem corridas para o Centro do Rio também foram surpreendidos. Esperamos agora que seja feita uma emenda no decreto para cancelar essas multas”, afirma o taxista de Nova Iguaçu, Noelson Gomes da Silva, de 56 anos.
Segundo Bornier o principal argumento aplicado no recurso contra o decreto que proibia táxis da Baixada Fluminense de circularem pela seletiva era a luta dos profissionais que precisam fazer corridas diárias até o Centro do Rio e não podem perder tempo no trânsito pesado das duas faixas sentido Rio da Avenida Brasil.A penalidade aplicada para motoristas que passarem pela seletiva sem autorização é multa no valor de R$ 127 e menos 5 pontos na carteira. O decreto será sancionado na sexta-feira, dia 26, no Palácio da Guanabara, no bairro de Laranjeira, no Rio. Neste dia mais de mil cooperativados da região são esperados para uma mobilização na frente do Palácio, localizado na Rua Pinheiro Machado (antiga Rua Guanabara). O manifesto está sendo organizado pelo próprio deputado, que também estará presente.

Nenhum comentário: