domingo, 10 de agosto de 2008

UPA 24HS EM CABUÇU


Por solicitação do Deputado Federal Nelson Bornier, o Governo Estadual irá instalar uma UPA 24hs - Unidade de Pronto-Atendimento - em Cabuçu. A instalação dessa Unidade na região irá atender os inúmeros bairros , que ficam localizados ao longo da Estrada de Madureira. É uma reivindicação antiga da comunidade, que não precisará se deslocar até o Hospital da Posse para receber atendimento.

Conheça um pouco mais sobre a UPA 24HS, saiba como ela funciona:


O que é a UPA 24 horas?
Trata-se de uma unidade de saúde que funciona em horário integral, inclusive nos fins de semana. A UPA 24 horas, sigla de Unidade de Pronto-Atendimento, é um serviço pré-hospitalar específico para pequenas e médias urgências e emergências, inclusive odontológicas. Mas a Unidade também está preparada para atender pacientes graves, até que sejam removidos para um hospital de referência.

Por que a Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil decidiu abrir essas Unidades de Pronto-Atendimento?
O projeto da UPA 24 horas foi baseado na Política Nacional de Urgência e Emergência do Ministério da Saúde e, também, nas necessidades identificadas pelo estado do Rio de Janeiro. Ela não substitui o posto de saúde. É um conceito novo de unidade de saúde, intermediário entre o posto convencional e o hospital. Desta forma, a UPA 24 horas vai contribuir para que toda a rede de saúde funcione melhor.

Por que a UPA 24 horas ajuda a reduzir o movimento nas emergências dos hospitais?
A UPA 24 horas diminui o número de pacientes nas filas dos hospitais porque tem condições de resolver muitos problemas de saúde que levam as pessoas a procurar as emergências hospitalares. Sete em cada dez pacientes que chegam aos hospitais não são casos de emergência, mas acabam superlotando essas unidades. Estes casos são tão importantes quanto os mais graves, mas podem e devem ser atendidos na UPA 24 horas. Aqui, vamos atender, por exemplo, pessoas com dor de cabeça, febre, mal-estar e crises de pressão alta e diabetes.

Que serviços a UPA 24 horas oferece?
Toda UPA 24 horas terá consultórios de clínica médica, pediatria, ortopedia e odontologia, além de laboratório e Raio-X. Também contará com leitos de observação para adultos e crianças; uma “sala vermelha”, para estabilizar os pacientes mais graves até serem levados a um hospital; uma sala de medicação e nebulização e outra de gesso. A UPA 24 horas também está preparada para realizar pequenas suturas.

O que acontece a partir da entrada de um paciente na UPA 24 horas?
Se for um caso grave, o paciente entrará direto na “sala vermelha” , onde receberá o atendimento necessário até que seu quadro clínico seja estabilizado e ele possa ser removido para um hospital por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Todos os demais pacientes deverão se dirigir à recepção da UPA 24 horas, onde serão atendidos não por ordem de chegada, e sim conforme a gravidade do caso. Quem faz esta triagem, chamada de “classificação de risco”, são profissionais de saúde qualificados e treinados. Ninguém sairá da UPA 24 horas sem ser atendido.

Onde serão instaladas as UPA 24 horas?
Cada unidade será instalada em lugar de fácil acesso, de modo a desafogar, na medida do possível, um grande hospital de urgência e emergência, seja ele de natureza municipal, estadual ou federal. Outro critério a ser considerado é a existência de postos de saúde na região. A UPA 24 horas vem para ajudar na construção de uma rede de serviços de saúde. Por isso, para funcionar bem, precisa de referências na atenção básica e também em grandes hospitais. O atendimento, a resolução rápida do problema e o encaminhamento adequado do paciente fará com que a UPA 24 horas atenda cada vez mais gente e esteja sempre à disposição de quem mais precisa.

2 comentários:

Dutra disse...

NÃO HÁ MAIS O SERVIÇO DE ORTOPEDIA NAS UPA'S.

Spair Au Au disse...

Por favor gostaria de saber se vcs podem nos fornecer o tel. do UPA de Cabuçu.. Podendo favor me fornecer para o email: soniacss.@hotmail.com