segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Tragédia Minas x França


Conforme veiculado diariamente pela mídia, bem como pelas redes sociais, que atingiram milhares de pessoas, a primeira com o rompimento da barragem em Minas Gerais, e a última com os ataques terroristas em Paris. 
De um lado, percebemos pela análise dos fatos, em Mariana (MG), que muito poderia ter sido evitado, se efetivamente as Autoridades Públicas, através dos seus órgãos do Governo Federal, fiscalizassem as condições estruturais das barragens, bem como a implantação de planos de contingência para este fim, com o objetivo de minimizar a ocorrência de um eventual acidente, por consequência uma diminuição, principalmente, dos danos humanos. Além disso, do seu poder coercitivo, com a finalidade de prevenção, a falta verbas, a ausência de introdução de novas tecnologias de proteção e capacitação de pessoal foi fator decisivo para a ocorrência desse evento adverso com essa dimensão. 
Do outro lado, tão importante quanto, pois vai de encontro aos preceitos estabelecidos em nossa carta universal de direitos humanos, esse ataque terrorista em Paris, na França, que vitimou vários inocentes em, pelo menos, 10 pontos de bombardeio, sendo promovido por um grupo radical extremista islã. Uma verdadeira guerra com o objetivo claro de espalhar o terror não só na localidade mas em toda a Europa. 
Enfim, problemas distintos, antagônicos, com causas diferentes mas com consequências similares, infelizmente, ceifando vidas de milhares de pessoas. 
Agora, nos resta, em razão da distância, prestar todo nosso apoio, solidariedade e apreço com as vítimas do ataque terrorista na França. Já em Minas, nossa terra, temos que cobrar a responsabilidade do Governo, dar suporte e apoio as famílias necessitadas, para que situações como essa não venha se repetir, como consequência um episódio catastrófico. O Governo Brasileiro não pode se omitir.



Nenhum comentário: