terça-feira, 16 de novembro de 2010

Saúde em Foco II

Unidade móvel de saúde percorre Rosa dos Ventos, Miguel Couto e Cabuçu



                          Atendimento na Associação de Moradores


A unidade móvel de saúde da Prefeitura de Nova Iguaçu esteve nesta terça-feira (16) no bairro Nova América. Na quarta (17), o veículo se desloca para Rua Professor Luis Fernando, 92, em Rosa dos Ventos. Na quinta (18), a unidade da saúde ficará no Campo da Beira Linha, em Miguel Couto, onde serão realizadas consultas ginecológicas e entregues resultados dos preventivos feitos nos bairros Figueira II e Barão do Guandu. Na sexta-feira (19), o atendimento será feito no Campo do Professor, final da Rua Itororó, em Beira Rio, Cabuçu. Os serviços são oferecidos das 9 às 14 horas.

No bairro Nova América, a unidade móvel de saúde ficou na Rua Joaquim Soares Neto e registrou 159 atendimentos de consultas médicas,preventivos, orientações de saúde bucal, imunização, verificação de pressão arterial, distribuição de preservativos e cadastro de Cartão do SUS. Antes da consulta com o clínico geral, o cidadão passa por uma pré consulta feita pela equipe de enfermagem, onde são realizadas a pesagem, verificação da pressão e orientações variadas. Dependendo do caso, o paciente recebe medicamento gratuito, após a consulta médica.

Segundo o clínico geral, Dr. César Mateus, as principais patologias diagnosticadas são hipertensão e dermatites. “É importante que o paciente hipertenso, além da utilização correta do medicamento, evite o excesso de sal e pratique exercícios físicos. Em relação às dermatites é fundamental a higiene pessoal”, destaca.

O bombeiro hidráulico, João Tomas, 54 anos, foi um dos hipertensos consultado e medicado. “Eu me sinto mal somente quando faço esforço, mas hoje fui convencido a iniciar o tratamento”, alegou. Enquanto a auxiliar de serviços gerais, Maria Inês da Costa, 48 anos, outra cidadã que sofre de hipertensão, aproveitou para fazer o preventivo.“Já cuido da minha saúde por causa da pressão alta, mas estava sem tempo para fazer o preventivo. Não perdi a chance e fiz o exame bem pertinho de casa. Fui muito bem atendida”, disse.

Após 30 dias, a equipe da saúde retorna aos bairros visitados pela unidade móvel com os resultados dos exames realizados.A unidade móvel de saúde faz parte do Programa Saúde na Comunidade e percorre os bairros com prestação de cuidados primários de saúde. “O objetivo é levar serviços de promoção e assistência de saúde para a população que reside em área de difícil acesso”, finaliza a coordenadora de Projetos Especiais da Secretaria Municipal de Saúde, Luciene Belfort.

Nenhum comentário: